segunda-feira, 23 de julho de 2012

Manipuladores de eventos javascript



Neste artigo vamos falar um pouco de cada um dos eventos manipuladores de javascript.

Onabort: Este evento é disparado quando um usuário detém a carga de uma imagem.

Onblur: é disparado quando um elemento perde o foco da aplicação. O foco da aplicação é o lugar onde está situado o cursor. Por exemplo: pode estar situado sobre um campo de texto.

Onchange: é disparado este evento quando muda o estado de um elemento de formulário.

Onclick: é disparado quando se clica o botão do mouse sobre um elemento da página.

Ondragdrop: é disparado quando um usuário solta algo que havia arrastado sobre a página.

Onerror: é disparado quando não se pode carregar um documento ou uma imagem e esta fica quebrada.

Onfocus: O evento onfocus é o contrário de onblur. Produz-se quando um elemento da página ou a janela ganham o foco da aplicação.

Onkeydown: Este evento é disparado no instante que um usuário pressiona uma tecla, independentemente que a solte ou não. É produzido no momento do clique.

Onkeypress: Ocorre um evento onkeypress quando o usuário deixa uma tecla clicada por um tempo determinado.

Onkeyup: é disparado quando o usuário deixa de apertar uma tecla. É produzido no momento que se libera a tecla.

Onload: Este evento se desata quando a página terminou de se carregar.

Onmousedown: Produz-se o evento no momento de clicar o botão do mouse, soltando ou não.

OnmousemoveProduz-se quando o mouse se move pela página.

Onmouseout: Desata-se um evento quando a seta do mouse sai da área ocupada por um elemento da página.

Onmouseover: Este evento desata-se quando a seta do mouse entra na área ocupada por um elemento da página.

Onmouseup: Este evento é disparado no momento que o usuário solta o botão do mouse, que previamente havia clicado.

Onmove: Evento que se executa quando se move a janela do navegador, ou um frame.

Onresize: Evento que se produz quando se redimensiona a janela do navegador, ou o frame, no caso de que a página os tenha.

Onreset: Este evento está associado aos formulários e se desata no momento que um usuário clica no botão de reset de um formulário.

Onselect: Executam-se quando um usuário realiza uma seleção de um elemento de um formulário.

Onsubmit: Ocorre quando o visitante aperta sobre o botão de enviar o formulário. Executa-se antes do envio propriamente dito.

Onunload: Ao abandonar uma página, seja porque se clique em um link que nos leva a outra página ou porque se fecha a janela do navegador, se executa o evento.

domingo, 22 de julho de 2012

Algorítimo Torre de Hanói implementado em C#



Neste tutorial vou mostrar como implementar o algorítimo da torre de Hanói usando recursividade em C# console.


using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Text;
using System.Diagnostics;
namespace TorreHanoiConsole
{
class Program
{
static Stopwatch watch = new Stopwatch();
static double cont;
static void Main(string[] args)
{
Program programa = new Program();
programa.Inicio();
}
private void Inicio()
{
Console.WriteLine("Entre com numero de discos");
double numero = double.Parse(Console.ReadLine());
watch.Start();
cont = 0;
moverTorre(numero, 'A', 'C', 'B');
watch.Stop();
Console.WriteLine("\nEste é o Numero de Discos: " + numero);
Console.WriteLine("\nTempo levado em ms: " + watch.ElapsedMilliseconds);
Console.WriteLine("\nNumero de Movimentos: " + cont);
Console.ReadLine();
}
private void moveUmDisco(char inicio, char fim)
{
cont = cont + 1;
Console.WriteLine(Convert.ToString("\n" + inicio + " " + fim) + " Numero Movimentos = " + cont);
}
private void moverTorre(double n, char inicio, char fim, char temp)
{
if (n == 1)
{
moveUmDisco(inicio, fim);
}
else
{
moverTorre(n - 1, inicio, temp, fim);
moveUmDisco(inicio, fim);
moverTorre(n - 1, temp, fim, inicio);
}
}
}

sábado, 21 de julho de 2012

Algoritmo de Fila implementado na linguagem C# (C sharp)



Neste tutorial vou ensinar a estrutura de um algorítimo de fila.
Uma fila é uma lista onde as inserções são sempre feitas em uma ponta e as remoções são sempre feitas na outra. Desta forma remove-se sempre o item mais antigo.

Neste tutorial vou implementar o algoritmo de Fila em C# (C sharp) console.

public class Fila
    {
        private int[] conteudo;
        private int fim;
        public Fila(int n)
        {
            if (n > 0)
            {
                conteudo = new int[n];
                fim = -1;
            }
        }

        public void insert(int valor)
        {
            if (fim < conteudo.Length - 1)
            {
                fim++;
                conteudo[fim] = valor;
            }
        }

        public int remover()
        {
            int valor = -1;
            if (fim >= 0)
            {
                valor = conteudo[0];
                for (int i = 0; i < conteudo.Length - 1; i++)
                {
                    conteudo[i] = conteudo[i + 1];
                }
                fim--;
            }
            return valor;
        }

        public string imprimir()
        {
            string msg = "";
            for (int i = 0; i <= fim; i++)
            {
                msg += conteudo[i] + " ";
            }
            return msg;
        }
    }

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Medindo tempo de processamento em C#



Neste tutorial vou ensinar como contar o  tempo de duração de um processo em C#.
A duração da contagem é dada milissegundos.
1 segundo tem 1000 milissegundos, então é só você dividir por 1000 que o tempo será dado em segundos.

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Text;
using System.Diagnostics;
namespace MedirTempoProcesso
{
class Program
{
// Cria objeto que faz contagem de tempo
static Stopwatch watch = new Stopwatch();
static void Main(string[] args)
{
Console.WriteLine("Digite um numero");
int num = int.Parse(Console.ReadLine());
watch.Start();
Contar(num);
watch.Stop();
Console.WriteLine("Você contou de 0 a {0} em {1} ms: ", num, watch.ElapsedMilliseconds);
Console.ReadLine();
}
public static void Contar(int n)
{
//Repete o laço até que i seja = n
for (int i = 0; i <= n; i++)
{
}
}
}
}

Algorítimo Torre de Hanói Implementado em Java



Neste tutorial vou mostrar como construir um algoritmo da Torre de Hanói usando recursividade. Este algoritmo sera montado e implementado em na linguagem de programação Java.
Construído no Netbeans 7.0 com Java Console, basta copiar e colar o código para ver algoritmo funcionando.


package torrehanoi;
import java.util.Scanner;
public class TorreHanoi {
    static double cont;    Scanner scn = new Scanner(System.in);    public static void main(String[] args) {        TorreHanoi programa = new TorreHanoi();
        programa.Inicio();
    }    private void Inicio() {
        System.out.println("Entre com numero de discos");
        double numero = scn.nextInt();
        cont = 0;        moverTorre(numero, 'A', 'C', 'B');
        System.out.println("\nEste é o Numero de Discos: " + numero);
        System.out.println("\nNumero de Movimentos: " + cont);
    }    private void moveUmDisco(char inicio, char fim) {
        cont = cont + 1;
        System.out.println("\n" + inicio + " " + fim + " Numero Movimentos = " + cont);
    }    private void moverTorre(double n, char inicio, char fim, char temp) {
        if (n == 1) {
            moveUmDisco(inicio, fim);
        } else {
            moverTorre(n - 1, inicio, temp, fim);
            moveUmDisco(inicio, fim);
            moverTorre(n - 1, temp, fim, inicio);
        }    }

}

Como tornar um campo único na tabela MySQL




Vou mostrar como tornar um campo único ou (UNIQUE) na tabela mysql.
É muito simples gerar o comando.

ALTER TABLE nome_Tabela
ADD CONSTRAINT nome_do_inedx_unico UNIQUE (nome_campo)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como saber qual versão do windows comprar



Muitas pessoas me perguntam, na hora de comprar meu computador qual Windows 7 comprar, windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate.
Então resolvi escrever este comentário para ajudar você a decidir qual windows comprar.
Eu sempre digo a mesma coisa, você tem que saber que tipo de usuário você é antes de comprar seu computador.
Faça a seguinte pergunta a você.
Para quê eu vou comprar meu computador?
Em quê eu vou usa-lo?
Como eu vou usa-lo?

Se você é usuário iniciante, vai usar seu pc somente para ler e enviar e-mail e acessar redes sociais, então um Windows 7 start já esta bom. Porem você pode cansar rápido dele, pelas limitações que ele contem; sendo assim o melhor seria um Windows 7 Home Basic.

Se você já é um usuário mais avançado, vai precisar de mais eficiência, talvez você iria querer um Home Premium ou Professional.

Basta você saber que tipo de usuário você é para comprar seu Windows.

Para saber mais e fazer uma melhor decisão acesse o site da microsoft.


No endereço acima você vai encontrar todas as informações necessárias para tomar sua decisão.